A Abdominoplastia é o procedimento onde há remoção do excesso de gordura e de pele localizadas no abdômen do paciente. Na maioria dos casos possibilita a restauração os músculos enfraquecidos ou separados, deixando o perfil abdominal mais suave e tonificado.
Existem 3 tipos de técnicas que são mais realizadas, as quais variam conforme as alterações anatômicas de cada paciente. Em todas elas, a cicatriz é posicionada na porção mais inferior do abdômen, ficando camuflada por roupas íntimas ou roupas de banho.
Miniabdominoplastia
A Miniabdominoplastia compreende uma incisão mais curta, com descolamento até a cicatriz umbilical. É indicada para pacientes com pouco excesso de pele, localizado apenas abaixo do umbigo.
Abdominoplastia Clássica
A Abdominoplastia Clássica compreende uma incisão maior, e o descolamento é completo. Trata-se de um procedimento indicada para pacientes com grandes excedentes cutâneos, tanto acima quanto abaixo do umbigo, mas sem gordura localizada.
Lipoabdominoplastia
A Lipoabdominoplastia é a cirurgia abdominal mais comum. Compreende uma cicatriz longa como a abdominoplastia clássica, mas com descolamento mais reduzido. O grande diferencial do procedimento, é o fato de que há associação com a lipoaspiração, melhorando o contorno corporal do paciente. É indicada para pacientes com significativos excedentes cutâneos, tanto acima quanto abaixo do umbigo, e que também apresentam gordura localizada.
A anestesia pode ser geral ou peridural. Depois de receber a anestesia, o cirurgião irá fazer um corte através do abdômen para abrir a área. Este corte será logo acima da região pubiana.
O cirurgião irá remover o tecido adiposo e a pele solta a partir do centro e seções inferiores do abdômen para torná-lo mais firme e mais liso. Os músculos abdominais também podem ser aproximados. Ao fim, são realizadas as suturas (pontos). Ainda que não seja uma regra, em alguns casos pode haver a indicação de drenos para permitir que o líquido nãos e acumule no corpo. Estes drenos são posteriormente removidos.
O paciente terá um pouco de dor e desconforto por vários dias após a cirurgia. O médico irá prescrever remédios para ajudar a diminuir a dor. Durante a recuperação, descansar com as pernas e quadris dobrados ajudam a reduzir a pressão sobre o abdômen.
O paciente deverá utilizar uma malha elástica semelhante a um cinto por aproximadamente 2 a ou 3 semanas Atividades extenuantes ou que exijam esforço devem ser evitadas por, no mínimo, um período de 4 a 6 semanas. Provavelmente o paciente será capaz de retornar ao trabalho em 2 a 4 semanas. O inchaço pode levar vários meses para desaparecer completamente.
Porque você merece todo o cuidado e atenção para realçar sua beleza natural!
Copyright © 2023 – Direitos Reservados – Dr. Evandro Koeche – CRM-RS 22404 / RQE 26956