CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA

Apesar da Cirurgia Íntima Feminina existir desde os anos 70, somente nos últimos anos vem sendo desmistificada e se tornando uma realidade para melhorar os aspectos estéticos e funcionais da região íntima da mulher.

Sobre a cirurgia íntima feminina

Cirurgia Íntima Feminina é a denominação de um conjunto de procedimentos cirúrgicos que podem corrigir o aumento excessivo dos pequenos ou grandes lábios vaginais (hipertrofia labial), o monte pubiano mais volumoso que fica aparente quando a mulher usa biquínis ou roupas justas, o murchamento ou ainda o escurecimento da vagina.

 

Entre os procedimentos relacionados à cirurgia íntima feminina que são indicados para correção destes problemas e que acabam por devolver a auto-estima e a qualidade de vida da paciente, destaca-se:

 

Ninfoplastia

 

Trata-se do procedimento mais realizado na região da vulva e também é denominado Labioplastia. Sua finalidade é de diminuir o excesso de tamanho dos pequenos e grandes lábios vaginais ou corrigir sua assimetria, melhorando não só a aparência, mas também o aspecto funcional da região.

 

Existem diferentes técnicas que podem ser realizadas para corrigir a hipertrofia labial, algumas vezes em conjunto, as quais destacamos:

 

Ressecção Longitudinal

 

A técnica de ressecção longitudinal pode ser realizada quando os lábios menores são mais longos do que os lábios maiores. Essa técnica envolve a remoção do excesso de pele das bordas dos lábios e sua subsequente sutura. Pode ser recomendada para mulheres que possuem lábios vaginais escurecidos, já que essa técnica restaura a coloração rosada dos lábios menores. Porém, como as bordas dos lábios vaginais são naturalmente irregulares, esta técnica podem deixá-los uniformes demais.

 

Ressecção em Cunha

 

A técnica de ressecção em cunha é a mais comum. Um pedaço do tecido é removido em um formato de cunha. Essa cunha pode ser removida da parte central, anterior ou posterior dos lábios, dependendo do seu caso. Diferente da ressecção longitudinal, a ressecção em cunha manterá a borda natural dos lábios.

Lipoaspiração do Monte de Vênus

 

A lipoaspiração do monte de vênus é indicada para aquela mulher que se sente desconfortável e se torna insegura ao usar roupas justas devido ao volume que fica aparente e muitas vezes é dividido para roupa. Através da lipoaspiração a gordura em excesso presente na região é removida, diminuindo o tamanho do Monte de Vênus.

 

Rejuvenescimento Vaginal

 

Já o rejuvenescimento vaginal é utilizado nos casos onde o canal vaginal se tornou alargado com passar da idade ou por vários partos naturais. Depois do procedimento o canal vaginal fica mais estreito e beneficia sua elasticidade o que implica na melhora da vida sexual da mulher.

 

Perineoplastia

 

Já a perineoplastia é o procedimento indicado para mulheres que sofrem com a queda da bexiga, incontinência urinária, ou que apresentam flacidez na área pélvica, seja em consequência do passar do tempo ou de partos naturais ao longo da vida. A perineoplastia realiza a reconstrução da musculatura da região pélvica.

 

Clitoriplastia

 

Nesse procedimento realiza-se a redução do tamanho do clitóris. Tem procura por mulheres que tiveram aumento do clitóris em decorrência da utilização de esteróides com testosterona para aumento da massa muscular.

 

Clareamento Vaginal

 

Mulheres que se sentem desconfortáveis com a aparência ou apenas desejam melhorar esteticamente a região íntima, podem buscar no clareamento vaginal a redução do escurecimento da virilha, dos grandes lábios e do períneo.

 

Himenoplastia

 

A Himenoplastia é a cirurgia que usa a mucosa vaginal da própria paciente para reconstruir o hímen. É popularmente denominada como “cirurgia da virgindade”.

Principais Benefícios

Os benefícios da cirurgia íntima feminina além da questão estética,  tem o poder de aumentar a autoestima, principalmente naquelas situações onde a mulher tem vergonha de sua genitália de forma uma geral.

Mais ainda: dificuldades para manter a região higienizada corretamente, odor, constrangimentos ou desconfortos na hora da relação sexual e para usar certos tipos de roupa são algumas que a cirurgia pode corrigir. 

Quais as Indicações

 

Mulheres que podem se candidatar ao procedimento são aquelas que possuem os pequenos ou grandes lábios aumentados excessivamente ou apresentem “murchamento”; que tem monte pubiano (ou monte de vênus) muito volumoso; escurecimento da área vaginal, entre outros fatores acima destacados.

 

A melhor candidata para a Ninfoplastia é a paciente que já leva uma vida saúdavel e mantém um peso estável – ou se seu peso não sofreu oscilações drásticas por pelo menos seis meses antes da cirurgia.

Se você tem uma saúde boa em geral, uma atitude positiva e expectativas realistas, você é uma candidata perfeita para este procedimento.

A Cirurgia

A Cirurgia Íntima Feminina pode ser realizada sob anestesia local com sedação ou geral, dependendo da sua preferência e técnicas a serem utilizadas. As marcas das incisões serão feitas antes do procedimento.

 

Após a anestesia ter sido administrada, seu cirurgião fará as incisões apropriadas e realizará o procedimento desejado. As incisões serão então suturadas e curativos serão aplicados sobre a área. O procedimento todo normalmente leva de 1 a 2 horas.

No caso da correção dos pequenos lábios, ocorre a retirada de pele em excesso excessiva e as incisões são suturadas com pontos que se autodissolvem, não exigindo, portanto, remoção.

 

Na correção dos grandes lábios, e dependendo das escolhas da paciente em conjunto com as indicações da sua cirurgiã, a lipoaspiração ou a retirada de pele pode ser realizada. Dependendo do caso, até mesmo a combinação de ambas as técnicas. Quando a paciente deseja corrigir a flacidez no local, pode-se fazer o enxerto de gordura, que normalmente retirada de outra parte do corpo da paciente.

 

Quanto à correção do volume do Monte de Vênus, a mesma ocorre por meio da lipoaspiração.

Recuperação

O inchaço resultante do procedimento irá diminuir no período de 4 a 6 semanas. Já a recuperação completa da Cirurgia Íntima Feminina pode levar de 1 a 2 meses. Logo após o procedimento, é natural a ocorrência de hematomas e um pouco de desconforto na região. Medicamentos serão prescritos para ajudar a controlar qualquer dor ou desconforto.

É fundamental que durante as primeiras semanas após a cirurgia, você mantenha a área limpa e seca. Roupas justas e atividades como andar de bicicleta devem ser evitadas.

Já as relações sexuais devem ser evitadas durante o primeiro mês de recuperação.

É indicado que você consulte regularmente seu cirurgião para garantir uma recuperação mais rápida e melhores resultados da sua cirurgia.

Resultados

Os resultados parciais poderão ser visualizados após 30 dias, momento em que as incisões já estarão cicatrizadas, entretanto os resultados finais poderão ser observados após 90 dias.

Onde consultar com o Dr. Evandro Koeche sobre a Cirurgia Íntima em Carazinho e Porto Alegre:

Carazinho - RS

Av. Cipriano Ribeiro da Luz, 106
Sala 201
Bairro Centro

Porto Alegre - RS

Av. Praia de Belas, 2266
Sala 506
Bairro Praia de Belas

Agendar Consulta

Agende sua Consulta com o Dr. Evandro

Porque você merece todo o cuidado e atenção para realçar sua beleza natural!

Beleza nos Detalhes,
Segurança em Cada Passo!

Membro da
Carazinho
Porto Alegre

Copyright © 2023 – Direitos Reservados – Dr. Evandro Koeche – CRM-RS 22404 / RQE 26956